Planejamento de mídia

1.1 PRODUTO

A InterTV é uma rede de emissoras televisivas filiadas à Rede Globo de Televisão( Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Minas Gerais) . Seguindo o padrão Globo de televisão, a INTERTV Grande Minas opera em uma área de cobertura de 294 cidades no estado de Minas Gerais, oferecendo serviço de jornalismo, assim como marketing, utilidades comerciais e de caráter regionalizado.
A InterTV afiliada a Rede Globo está completando 30 anos de mercado, e conta com jornalismo e marketing. Possui duas emissoras em Minas Gerais, sendo a InterTV Grande Minas e a InterTV dos Vales, cada uma possui representantes de marketing e prezam pela responsabilidade com estudo de mercado, oportunidades de mercado, apoio a campanhas, projeto e eventos, além de prezar pelo cuidado da marca.
Seu produto principal é a venda de espaços para inserções de publicidade das empresas, um serviço de cunho democrático, que trata da mesma forma as EPPs (empresas de pequeno porte) e grandes empresas. Todas têm seus valores tabelados, de acordo com o IPC (Índice de Preço ao Consumidor) regionalizado. Espaços que são os intervalos dos programas da Rede Globo e do Jornal InterTV 1ª edição, InterTV 2ª edição e InterTV Rural. 
 
 

1.2 SITUAÇÃO DE MERCADO

A InterTV ocupa uma posição de destaque dentro da região norte do estado de Minas Gerais: uma cobertura de 171 municípios, alcançando uma média de 2,5 milhões de habitantes.
Por focar um caráter regional, a InterTV possui um diferencial entre as emissoras que agem na região: a criação de uma identidade mais alicerçada entre o anunciante, que busca vender seu produto / serviço, e o telespectador.
Hoje a InterTV conta com uma nova estratégia para atender um público mais exigente, conseguindo chegar ao numero maior em volume de GRP, por isso possui um custo beneficio melhor para as empresas. Mesmo com a internet, a televisão é a principal mídia de impacto e transmissora de mensagem. A emissora também está engajada no desenvolvimento da região, apoiando projetos socioculturais e esportivos, promovendo uma imagem institucional que agrada seus clientes e telespectadores.


1.3 CONCORRÊNCIA

A rede InterTV tem dois tipos de concorrentes: Diretos e Indiretos. Diretos: são outras emissoras que agem na região, tanto em sinal aberto: TV Alterosa, TV Geraes, Record Minas e a Band Minas; como sinal fechado: o Canal 20. E os concorrentes Indiretos: São as mídias externas, impressas e digitais, e também as transmissoras de rádio.


1.4 PÚBLICO ALVO

Por ser um meio de divulgação para produtos e serviços, a InterTV tem o público-alvo nas empresas da região, assim como produtoras, agências de publicidade. Lembrando que os telespectadores também se enquadram nesse tópico. No entanto, tem-se em mente a priorização do aspecto comercial das inserções. A respeito do conteúdo do material veiculado pela emissora, a abrangência é grande, pois atinge os públicos de todas as classes sociais, independente da idade. Quando se trata de marketing comercial, a InterTV atinge os públicos A, B e C, que corresponderiam aos empresários, proprietários de negócios públicos ou privados, pois a televisão é a principal mídia de impacto e transmissora de mensagem.


1.5 OBJETIVO DE MARKETING
Vender inserções, programas para comercial local (espaços destinados à veiculação de anúncios publicitários oriundas das empresas da região  e de programas).

1.6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Sendo o objetivo a venda de espaços e a captação de novos clientes em sua grade de programação, a InterTV conta com uma equipe especializada em atendimentos aos clientes. Essa equipe faz a visita e o acompanhamento dinâmico dos clientes, divididos em segmentos diversificados. A emissora também focaliza a obtenção de novos parceiros, que servem como meios indiretos para aquisição da clientela pretendida. Assim, cada vez mais as agências e produtoras de material publicitário da cidade e região mantem um contato direto com a InterTV.
Seu atual posicionamento no mercado dá à emissora a liberdade de não agir de forma pretensiosa e arriscada. De certo modo, os clientes procuram a InterTV, por esta ser uma referência na região.

1.7 PRAÇA DE VEICULAÇÃO

 Montes claros – MG e 171 municípios de cobertura InterTV.

1.8 PERÍODO DE VEICULAÇÃO

A veiculação da campanha deve acontecer pelo período de 30 dias, por ser uma campanha especifica da comemoração dos seus 30 anos, ou seja no mês de aniversário da InterTV.


1.9 VERBA DISPONÍVEL

A verba disponível pela InterTV para a campanha é de 60 mil reais.
Mídia externa (ou de apoio): R$10.000,00
Mídia interna(produção de material televisivo que será veiculado): R$50.000,00



2.1 ESTRATÉGIA DE MÍDIA

Alcance – Constatando que o objetivo da rede Inter TV é aumentar a venda través inserções para o comercio local e se tratar de uma empresa líder, é proveniente que com uma campanha de alto alcance, consiga chega chegar ao resultado esperado. Sendo necessário obter 100% de alcance.

Freqüência Media – A InterTV ocupa uma posição de destaque dentro da região norte do estado de Minas Gerais. Nesse caso a campanha tem o intuito de mostrar o resultado e retorno que a mídia trará para a empresa e a partir daí poder fidelizar mais clientes. Dessa forma é sugerido desenvolver uma campanha de média freqüência média, pelo motivo de haver concorrência ativa na mídia e desejar o aumento de vendas, sendo que ao veicular essa campanha o consumidor terá contato com a campanha em média de  7 vezes, trazendo assim o resultado esperado.

Continuidade – A campanha será realizada por meio de continuidade concentrada, ou seja, o período de veiculação corresponderá a 30 dias, por ser uma campanha especifica da comemoração dos seus 30 anos, ou seja no mês de aniversário da InterTV.
O que se adequa a verba disponível. Ao longo desse mês será utilizada a mídia da televisão, back bus, outdoor, internet, merchandising e revista. Através dessas mídias será feita uma campanha de impacto para atingir o publico alvo.

2.2 CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS

Meio básico – a TV foi o meio escolhido como meio básico, por o principal da campanha e atender aos objetivos de alcance, freqüência média e continuidade. Sendo especificamente a Inter TV, onde atinge o público desejado que são as agências de propaganda e empresas da  região.

Meio Complementar – O meio complementar nesse caso fica com a revista e a internet, que complementarão o meio básico, no caso da internet será veiculada no próprio site da Inter TV para quem obter mais interesse recorrer a pagina do in 360 e detalhar mais sobre o assunto da campanha. Servindo então de clareamento das informações esses dois meios.

Meio de apoio – Os meios determinados como de apoio serão o back bus, o outdoor e o merchandising o que reforçará a freqüência media. Como o público trata de pessoas sempre muito atarefadas, enquanto estiverem no transito poderão fixar a mensagem da campanha através desses meios.